quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que as grávidas devem comer?



As mulheres sempre têm dúvidas no período de gestação sobre o que se deve comer ou não. Uma dica é certa, a alimentação durante a gravidez merece cuidados redobrados. Afinal, a futura mamãe precisa pensar na saúde dela e na do bebê, pois a gravidez fornece a energia e os nutrientes necessários para a criança se desenvolver. Por isso, o cardápio deve ser saudável e variado.
Carnes magras, aves e peixes, que contém vitaminas do complexo B, ferro e proteínas são essenciais para o desenvolvimento do feto. Leguminosas como grão de bico, feijão e soja contém ferro, que é um nutriente importante para reduzir os riscos de anemia. Os laticínios como o leite, queijo e iogurte, são excelentes fontes de proteína e cálcio que contribuem para a formação de ossos e dentes do bebê.
Já os grãos e cereais como pão, arroz, aveia e massa, preparados com farinha de trigo e milho, são enriquecidas de ácido fólico, vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e medula espinhal. As hortaliças como o tomate, ervilha, brócolis, também são enriquecidas de ácido fólico e vitamina B que previne a má formação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança.
As frutas são ricas em fibras e ajudam a regular o trabalho do intestino prevenindo a prisão de ventre durante a gravidez. Seguir um cardápio rico e variado é essencial para que a criança cresça forte e saudável.

Por Alessandra Busko

Nenhum comentário:

Postar um comentário